top of page

Beatles: o álbum branco (ainda mais branco!)


Conseguimos! O álbum branco dos Beatles em uma versão rara: UK-Export 1978 em vinil branco, da Apple Records! E o mais interessante: um LP ainda fechado! Difícil de acreditar? Imagine, estávamos há 1 ano procurando uma cópia destas.

Esta prensagem é famosa por apresentar uma das melhores sonoridades do álbum branco, com um equilibro incrível entre agudos e graves. Mesmo quando o baixo soa fundo, percebe-se a definição de cada nota. E em faixas mais acústicas e leves – como Blackbird - é como se McCartney estivesse tocando-a ao seu lado na sala.

Esta prensagem muito provavelmente teve uma masterização diferente dos outros LP já lançados, com um único corte, o que promoveu uma compressão menor e som mais quente e transparente. E é aí que mora a diferença de sonoridade entre este LP e outras versões. Comparada à ela, apenas a 1a prensagem lançada em 1968 é tão venerada.

Este LP foi prensado exclusivamente pela Apple como um modelo exclusivo para exportação em 1978, e desde então, poucas cópias são encontradas. Os número de matriz são gravados à mão – YEX709 / YEX712 – e toda a capa é laminada. Um selo de “WHITE VINIL” vem grudado ao plástico e, como todo álbum branco, vem acompanhado das 4 fotos dos Beatles e um pôster com as letras.

Escutando o álbum do começo ao fim, o que percebemos foi que cada timbre é mais claro e quente, separados com um equilíbrio real entre cada instrumento. As vozes menos absorvidas pela massa musical e pianos/violões soam ainda mais próximas, o que dá uma personalidade mais natural para as músicas.

Dizem que o álbum branco dos Beatles talvez seja um dos mais importantes da história do grupo. Muitas das músicas foram escritas enquanto a banda estava na Índia, e apesar de serem assinadas como Lennon/McCartney, eles já não compunham mais juntos. Uma fase conturbada, ao ponto de Geoff Emerick – engenheiro dos Beatles desde o Revolver – largar as gravações no meio. Fato que inclusive influenciou a sonoridade do disco e deixou na mão de outros engenheiros a finalização do álbum.

Se você é daqueles que busca qualidade sonora e raridades, vá atrás deste LP. Existem alguns no mercado, entre 200 e 400 euros. Conseguimos a nossa!

ESCUTE NOSSAS PLAYLISTS

Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page