top of page

10 anos de Record Store Day


Veja o que está prestes a acontecer nos EUA: 22 de abril tem Record Store Day!

Quem ainda não conhece o Record Store Day, tá marcando bobeira: é o evento mais importante do ano para quem ama disco de vinil. A data mais esperada para comprar reedições especiais e ficar de olho no que as bandas e artistas irão lançar pela 1a vez, ou relançar. E pra deixar o evento de 2017 ainda mais especial, nesta edição o Record Store Day está comemorando 10 anos!

O evento nasceu para celebrar a cultura que milhares de lojas independentes de discos ajudam a manter viva: o LP! Uma reverência àqueles que vendem, compram e fortalecem a informação, arte e música que este universo musical proporciona. E para os amantes do vinil, todo ano são lançados LPs exclusivos sob a chancela desta data.

Por milhares de lojas e cidades acontecem eventos, shows e outras ações que fazem de Abril um mês único. O Record Store Day não é só um dia para celebrar e comprar disco de vinil, é uma data para descobrir novos sons e vivenciar a cultura das lojas independentes de LPs.

Selecionamos alguns lançamentos que gostamos! Mas a lista completa você confere aqui.

GRATEFUL DEAD

Ao Vivo no Garden Auditorium, Vancouver, British Columbia, Canada 29/07/66

Este disco terá uma prensagem de apenas 4000 cópias e além de trazer o cartaz do show na capa, traz o show que marcou a estréia da banda fora dos palcos americanos. Um super LP duplo em 180g, incluindo faixas bônus do show feito no dia seguinte!

MSTISLAV ROSTROPOVICH

Shostakovich: Cello Concerto No. 2

É isso mesmo que você leu: Mstislav Rostropovih. Um celista russo exilado da União Soviética nos anos 70. Na época, diversas gravações eram destruídas, e a deste LP foi salva por um arquivista soviético, que depois a escondeu dentro de uma caixa. A gravação traz o registro da primeira vez que Mstislav tocou o Concerto No 2 - composição de seu professor e mentor Dmitri Shostakovich. A apresentação datada de 1967 aconteceu no salão do Conservatório de Moscou, junto da Orquestra Sinfônica Russa sob a condução de Evgeny Svetlanov.

E mais: o picture disc deste LP resgata uma tendência russa dos anos 50: prensar LPs em raios-x descartados pelos hospitais da época. Bacana, heim!? Apenas 1500 cópias serão lançadas.

THELONIOUS MONK

Les Liaisons Dangereuses 1960

Considerado o "álbum perdido" do gênio Thelonious Monk, as faixas deste LP foram gravadas em 1959 como trilha sonora do filme francês Les Liaisons Dangereuses. Mas a trilha nunca foi oficialmente lançada e o filme está fora de circulação. Só agora o disco é lançado, e vem em LP duplo, com todo cuidado que a sonoridade deste álbum merece. Um verdadeiro presente para os amantes de jazz e de Monk.

ESCUTE NOSSAS PLAYLISTS

Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page